Social Media Marketing as tendências pra 2022

Marketing Digital Salvador BahiaSocial Media Marketing as tendências pra 2022. Não há dúvidas de que o social media marketing (ou marketing de mídia social) atingiu sua maturidade. O que costumava ser apenas aconselhável agora é uma tática de marketing onipresente. Na verdade, mais da metade do mundo usa as redes sociais. Especialmente depois da explosão da Covid-19 em 2020, quando as pessoas ficaram impossibilitadas de se reunir presencialmente. A solução foi recorrer às mídias sociais mais do que nunca para se manterem conectadas com amigos e familiares.

O que veremos no social media marketing em 2022

De acordo com o Marketo, as mídias sociais não são mais apenas alguns aplicativos com feeds de notícias e anúncios estáticos. As novas tecnologias permitiram o engajamento entre os consumidores e todos os tipos de canais diferentes.

Veja quais são as principais tendências para 2022.

Conteúdo de vídeo

Segundo um estudo da Marketing Dive, os anúncios em vídeo têm uma taxa de cliques 7,5 vezes maior do que os anúncios de display. O audiovisual fornece aos profissionais de marketing uma maneira de se envolver com os consumidores com materiais dinâmicos que podem se destacar entre todo o conteúdo estático tradicional que as pessoas veem há décadas.

Social Media Marketing as tendências pra 2022. As estratégias de social media marketing para envolver os consumidores com conteúdo de vídeo estão evoluindo rapidamente. Por exemplo: o TikTok é famoso por vídeos caseiros de formato curto que são extremamente populares entre os consumidores mais jovens. Outros canais, do YouTube ao Instagram, apresentam milhares de vídeos de todos os tipos de negócios imagináveis.

Para os profissionais de marketing que tentam engajar clientes em potencial, é importante entender como as tendências de vídeo estão mudando e como seu conteúdo pode evoluir para atender a essas expectativas em seus vários públicos-alvo.

Inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) permite que os computadores tomem decisões humanas sem supervisão direta, e os profissionais de marketing implantam essa tecnologia para ajudar a fornecer conteúdo personalizado que não seria possível com as técnicas tradicionais de marketing.

Social Media Marketing as tendências pra 2022. Os chatbots, por exemplo, permitem que os profissionais de marketing “conversem” com os consumidores sobre seus produtos ou serviços sem a necessidade de uma enorme equipe de vendas humana. Os chatbots são usados para oferecer promoções personalizadas, lidar com consultas gerais sobre marcas e até mesmo aceitar e processar pedidos.

Essa abordagem traz a experiência tradicional do atendimento de um profissional de vendas para a loja online, só que em larga escala. Se este processo é bem feito, o consumidor sente que está falando com uma pessoa da empresa – com a vantagem de poder fazer isso a qualquer hora do dia.

Influenciadores e microinfluenciadores

Segundo o Marketo, o Instagram abriga mais de 500 mil influenciadores (pessoas que têm grandes grupos de seguidores e geralmente estão envolvidas com um nicho específico).

Os influenciadores de social media fornecem aos profissionais de marketing uma maneira de colocar suas marcas na frente dos consumidores por meio de conteúdos direcionados, através de uma parceria ou de recompensas, para que promova um produto ou serviço.

Social Media Marketing as tendências pra 2022. Dados da eMarketer apontam que cerca de 81% dos influenciadores no Instagram são os chamados microinfluenciadores (entre 15 mil e 100 mil seguidores). Eles geralmente têm um público muito ativo, mas, de modo geral, são ignorados por marcas maiores – o que pode torná-los muito interessantes, economicamente falando.

Stories e Reels

As stories são um recurso do Instagram e do Facebook, muito parecido com o Snapchat, no qual os usuários postam clipes curtos sobre os mais variados assuntos e que podem ser assistidos por outros usuários.

O Instagram/Facebook Stories oferece uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas em um momento que elas podem não ter notado sua marca.

Se sua empresa já possui seguidores no Instagram, você pode postar stories para compartilhar informações sobre sua marca. Você também pode exibir anúncios pagos que são mostrados entre as stories que os usuários estão assistindo. Ambas são formas valiosas de chamar a atenção dessa grande base de usuários.

Já os reels são vídeos de até 30 segundos que podem ser criados com a câmera do seu celular na hora ou resgatando vídeos da galeria do aparelho. Este formato do Instagram permite a adição de músicas, filtros coloridos e textos.

Se você está buscando um grande alcance para o seu conteúdo, os reels são a melhor opção, pois eles poderão ser mostrados para pessoas que nem são seus seguidores. Já as stories são mais adequadas para o engajamento, uma vez que são exibidas somente para quem já o segue e está familiarizado com a sua comunicação.

Mensageria

Já mencionamos o uso de chatbots de IA como forma de interagir com os clientes. No entanto, existem várias outras maneiras pelas quais os clientes podem querer falar diretamente com uma marca por meio de canais de mensagens diretas.

Por exemplo, as mensagens diretas do Instagram (DM – direct messages) são uma maneira eficiente para os usuários entrarem em contato com as marcas para saber mais sobre um produto ou serviço. Ter uma pessoa disponível para responder às pessoas e se envolver com seus interesses pode fornecer um meio de alto valor para capturar clientes interessados.

Gerenciar todos esses diferentes canais de mensagens com uma pequena equipe de vendas e suporte pode parecer assustador. Felizmente, existem ferramentas como o Zendesk, capazes de agregar e organizar esses canais, de modo que você possa alternar rapidamente entre diferentes plataformas e garantir que os clientes recebam uma resposta.

Realidade aumentada

Por mais que isso soe como ficção científica, a realidade aumentada (RA) é o uso de computadores e telas para colocar experiências digitais em camadas sobre o mundo real.

Este tipo de tecnologia ganhou um gás extra depois do burburinho em torno do metaverso e da criação da Meta, a empresa guarda-chuva sob a qual se encontra Facebook, Instagram e Whatsapp.

Estamos falando de experiências imersivas elevadas à enésima potência. Por exemplo: se um consumidor estiver usando um fone de ouvido enquanto caminha na rua, um bar ou restaurante próximo pode enviar informações sobre promoções enquanto ele estiver passando pelo prédio físico.

O potencial disso tudo para as marcas e os profissionais de marketing ainda é desconhecido.

Alguns smartphones possuem a tecnologia que permite que desenvolvedores coloquem conteúdo digital em camadas na câmera ao vivo. Um exemplo é a loja virtual de móveis Ikea, onde os consumidores usam esse recurso para “experimentar” como ficam os produtos nos ambientes das suas casas.

Enfim, tudo indica que a realidade aumentada deve seguir se tornando mais disponível nos próximos anos.

Suporte ao cliente

As novas tecnologias são ótimas, mas não negligencie o tradicional suporte ao cliente. As pessoas sempre terão perguntas às quais apenas um ser humano pode responder.

A diferença no atual ambiente online é que os consumidores esperam ser atendidos em qualquer canal que estejam usando. Por isso, as marcas precisam ser capazes de interagir a respeito de tudo, desde chamadas telefônicas tradicionais até mensagens diretas do Instagram e e-mails.

Fonte: https://k2ponto.com.br/

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