O que é um Designer Gráfico?

Designer GráficoA faculdade só pode levar você até certo ponto em termos de experiência no mundo real. Imagem via Visual Generation. (Portfólio de fotos e imagens)

É uma ótima pergunta, e temos que responder para ir mais longe. Mas, apesar disso, é uma questão que se torna cada vez mais difícil de responder à medida que tentamos. Para algo semelhante a uma definição de dicionário, você pode escolher:

Um designer gráfico apresenta as informações de uma forma acessível e memorável.

Isso é muito bom, mas a mesma definição descreve uma série de outras funções também – tudo, de apresentadores do clima a estatísticos, provavelmente se encaixa no projeto.

Vamos dar um passo adiante:

Um designer gráfico reúne imagens, tipografia e gráficos em movimento para criar uma peça de design.

Então, pelo menos nós reduzimos um pouco. Mas, novamente, tudo isso nos diz que um designer gráfico pega pedaços de coisas para criar outras coisas. Não é tão útil.

A terceira vez é um encanto:

Um designer gráfico cria os gráficos para mídia publicada, impressa e eletrônica. Às vezes, eles são responsáveis ​​pela composição tipográfica, ilustração, interfaces de usuário, gráficos em movimento e web design.

O fato de já termos feito três tentativas e ainda não conseguirmos decifrá-lo diz tudo a você. Nesta última tentativa, chegamos mais perto do que nunca, ainda mais longe. Às vezes, responsável por não é preciso, ainda, esse é precisamente o lugar onde os designers gráficos se encontram todos os dias. Recentemente, tive que descrever minha função para vários grupos de pessoas, e disse tudo, desde faço negócios parecerem bons até eu construo a internet .

Ai que está o problema. A experiência na faculdade é uma base perfeita para o que você pode esperar, mas dois designers gráficos nunca seguirão o mesmo caminho. O termo se tornou tão amplo – incorporando muitas técnicas, funções e responsabilidades – que poderia ser argumentado que na verdade não significa nada.

Lembre-me por que estamos fazendo isso de novo ?!

Fazendo as coisas parecerem boas

Certa vez, ao tentar descrever meu trabalho para um amigo de um amigo, depois de passar por mais uma explicação complicada e não inteiramente coerente, eles responderam simplesmente com: Então você ganha a vida com cores? Quero dizer, eles não estão tecnicamente errados, mas dificilmente eram os oohs e aahs de apreciação e admiração que eu esperava.

Steve Jobs disse uma vez que o design não é apenas a aparência de algo, é como algo funciona. Como designer gráfico, esse é o principal ato de equilíbrio que devemos navegar – garantir que algo pareça bonito, seja compreensível e apreciável, mas também funcione bem e atenda à funcionalidade pretendida. O fato é que, à medida que a tecnologia avança e o número de meios disponíveis para marketing e publicidade se expande, também aumentam os canais de distribuição por meio dos quais um designer gráfico deve trabalhar. A necessidade de qualificação – mesmo depois de toda uma educação universitária – é inegável.

Podemos dividir as habilidades de um designer gráfico em três categorias principais: habilidades essenciais, requisitos modernos e habilidades sociais (mas esta lista não é exaustiva!).

Competências essenciais.

Competências essenciais

Habilidades básicas são aquelas que você provavelmente aprenderá na universidade. Imagem via Visual Generation . (Portfólio de fotos e imagens)

Habilidades básicas são aquelas que você provavelmente aprenderá na faculdade. Eles são o pão com manteiga do design gráfico. O resto você pode ou não abordar, dependendo do plano de estudos, do tempo disponível ou da experiência de quem está lhe ensinando. Apesar disso, assim que entrar no mundo do trabalho, você precisará ter pelo menos uma compreensão geral dos requisitos modernos e, cada vez mais, um profundo senso de habilidades sociais.

Além de branding e ilustração , os requisitos modernos são todas as habilidades agregadas ao papel do designer gráfico desde a explosão tecnológica do início dos anos 2000. Gostaria de dizer que você não precisa saber nada sobre tudo nesta lista e, dependendo do tipo de agência para a qual trabalha, ou da carreira que você embarca, pode muito bem acabar sendo o caso. Dito isso, posso dizer honestamente que só na última semana, toquei em cada item desta lista como parte de um projeto de cliente ativo.

Habilidades básicas incluem:

Requisitos Modernos

Requisitos Modernos

Os requisitos modernos são essenciais para designers gráficos emergentes. Imagem via Visual Generation . (Portfólio de fotos e imagens)

Os requisitos modernos incluem:

Habilidades interpessoais

 

As habilidades pessoais não são exclusivas do design gráfico. Sim, estamos falando de habilidades pessoais, amigos. Imagem via Visual Generation .

Habilidades pessoais incluem:

Habilidades brandas: a mecânica do design gráfico

As habilidades pessoais não são específicas do design gráfico. Na verdade, quase todos os empregos no mercado hoje exigem isso. Mas, eles recebem menção especial, pois, cada vez mais, essas habilidades são o que está faltando na entrada de novos designers gráficos na briga. Quase sem tempo para discutir as habilidades essenciais e os requisitos modernos, as habilidades sociais são totalmente omitidas.

No entanto, são essas habilidades que os empregadores procuram, pois, em última análise, irão diferenciá-lo dos outros candidatos. Na verdade, você pode aprender as duas primeiras categorias em um período de tempo bastante curto. Por outro lado, as habilidades sociais requerem nutrição e desenvolvimento. Portanto, quanto mais cedo você pular sobre eles, melhor.

Geração de Ideias

 

Como designer gráfico, a leitura da mente está no topo da lista de requisitos do cliente. Imagem via Visual Generation .

Os designers gráficos são frequentemente descritos como solucionadores de problemas – algo precisa ser comunicado e nosso trabalho é descobrir a melhor maneira de fazer isso. Embora isso possa ser verdade, essa definição já está desatualizada e o mundo mudou. Agora, entregar o melhor serviço para seus clientes, antecipar suas necessidades e problemas antes que eles o façam é uma parte padrão do serviço.

Fazer as coisas parecerem bonitas é uma coisa. O mesmo ocorre com o conhecimento técnico para fornecer marketing e publicidade em vários meios. Mas, mais importante do que tudo isso, é a capacidade de apresentar ideias e aplicá-las aos problemas do mundo real dos clientes. Os melhores designers gráficos não são necessariamente os melhores designers. Eles estão realmente sendo contratados para seus cérebros.

Comunicação

Comunicação

Basicamente, para conseguir o que quer, primeiro você deve ser capaz de se comunicar.  Nós vamos.

Ter ideias fantásticas é um bom começo, mas não ser capaz de comunicá-las as tornará sem sentido. Seus clientes e colegas precisam entender como você surgiu com suas ideias e por que acha que elas são a melhor solução. Afinal, estamos criando designs para comunicar ideias, portanto, entender a mecânica da comunicação é bastante essencial.

Habilidades de negócio

Quer trabalhe para uma agência ou como freelancer, é importante saber como funciona uma empresa. Mas, isso é, apenas se você quiser ter sucesso. Imagem via Visual Generation .

Se você estiver trabalhando para uma agência, pode ser que ter uma visão geral de como uma empresa opera seja tudo de que você precisa para entender por que os processos em torno de sua função funcionam dessa maneira. Se você é um freelancer ou deseja executar seu próprio shtick, no entanto, você precisará ter um bom conhecimento de preços e habilidades de apresentação, previsão financeira, networking, marketing e muito mais.

O que é um designer gráfico?

Aí está essa pergunta novamente. Espero que agora você tenha um melhor entendimento do que se espera da função e uma noção de quais habilidades você precisará para ter a melhor oportunidade possível de sucesso. O design gráfico é um papel verdadeiramente fantástico, desde que você esteja preparado para o fato de que ser criativo é apenas a ponta do iceberg. Boa sorte!

Fonte: https://www.shutterstock.com/

Compartilhe nas redes sociais

(71) 3508-7739 | (71) 99611-7114
(71) 99166-3671

Leonardo Rodrigues da Silva, 248
Ed. Infinity Empresarial 6º andar
Sala 618 - Pitangueiras
Lauro de Freitas / Bahia
CEP: 42.701-420