Copywriting: 3 dicas de como criar textos persuasivos para o seu negócio

criar textos persuasivos para o seu negócioVocê já ouviu falar do livro As Armas da Persuasão? Se não, aqui vai uma rápida introdução: o best-seller do psicólogo Robert Cialdini, traduzido para mais de 20 idiomas em todo o mundo, apresenta uma técnica que ganha cada vez mais espaço na internet: a arte de escrever textos que vendem — ou o copywriting.

 

“Uma copy nada mais é do que aquele texto bem escrito que é capaz de convencer o leitor a tomar uma atitude e avançar na sua jornada de compra. Diferentemente da redação publicitária, ele é feito para ser lido de forma quase instantânea e fazer com o que o lead se torne um cliente pagante, efetivamente”, explica o especialista Cristiano Oliveira, estrategista digital com experiência em mais de 80 projetos que, somados, ultrapassam a marca de R$ 90 milhões de faturamento.

 

O copywriter, assim, é aquele profissional de redação que sabe usar as palavras de forma estratégica para alcançar determinados objetivos, como atrair e manter a atenção do seu cliente, além de persuadi-lo a comprar, baixar, seguir e continuar na jornada estabelecida para a compra ou esteira de produtos.

Perfis de redes sociais que fazem mau uso das técnicas de copywriting, por exemplo, normalmente trazem excesso de informação, acreditando que aquilo os faz melhores. Quantidade não é sinônimo de qualidade, especialmente quando tantas marcas concorrentes disputam a preciosa atenção dos consumidores online, afeitos à praticidade e ao imediatismo.

“É preciso que o profissional conheça exatamente o perfil da marca e a forma como ela se dirige ao seu público. Assim, o texto fica perfeito e isso influencia no posicionamento e referência da marca no mercado, além de  consequentemente aumentar o faturamento do negócio”, completa o especialista, que está por trás da estratégia de lançamentos de infoprodutores como Carlos Magno, Isabella Peracchi, Diego Velasques e Michael Aboud.

Para quem quer se aventurar no mundo do copywriting, Oliveira compartilha abaixo algumas de suas melhores dicas:

1) Tenha um CTA claro e de qualidade

“CTA é a sigla para Call to Action – ‘chamada para ação’, em tradução livre. É a frase que diz claramente o que se espera da pessoa que está lendo, ou seja, qual ação você deseja que ela tome. Nesse ponto do texto, é importante trazer o máximo de clareza possível e não exagerar nos pedidos (colocar 5 CTAs em um único texto com certeza surtirá o efeito contrário do que você deseja).”

2) Use números e pesquisas para dar autoridade

“Utilize dados que sejam favoráveis para o seu segmento de negócio, de forma que você consiga mostrar ao seu cliente como você pode melhorar e agregar valor na vida dele. É importante sempre buscar dados de fontes confiáveis e que possam ser checados. Nada de inventar números só para criar uma falsa sensação de autoridade.”

3) Antecipe possíveis objeções e medos

“Ao vender determinado produto ou serviço, tenha em mente que o cliente terá dúvidas, objeções, medos… Um bom texto persuasivo é capaz de antecipar todas essas questões do cliente e já desmenti-las ali mesmo, sem que ele tenha a chance de ‘pensar muito’. Responder com pesquisas, boas ofertas ou comprovações pode ser uma boa forma de quebrar objeções.”

 

Fonte: https://administradores.com.br/noticias

Compartilhe nas redes sociais

(71) 3508-7739 | (71) 99611-7114
(71) 99166-3671

Leonardo Rodrigues da Silva, 248
Ed. Infinity Empresarial 6º andar
Sala 618 - Pitangueiras
Lauro de Freitas / Bahia
CEP: 42.701-420